Buscar
  • advancedreseller

3 passos para adotar um armazenamento de dados inteligente na sua empresa



Com uma base grande de consumidores, as empresas dependem fortemente de seus métodos de armazenamento de dados para garantir a continuidade e escalar seus negócios. Como os dados são tão importantes, encontrar os melhores métodos de armazenamento para sua empresa é crucial.


Determinar como e onde seus dados são armazenados está entre as decisões de negócios mais importantes que você fará. No entanto, escolher a solução de armazenamento de dados adequada pode ser um desafio para muitas organizações. Para tomar as melhores decisões, as empresas devem pesar os benefícios, investimentos e custos ao longo prazo de cada uma.


Mas se você ainda está em dúvidas, e não sabe por onde começar, aqui estão os passos para adotar um armazenamento de dados inteligente para sua empresa! Acompanhe!


1. Entenda a importância do armazenamento de dados inteligente


Antes de analisar as melhores soluções de armazenamento de dados, é vital entender o que é o armazenamento de dados inteligente e como ele afeta a sua empresa. Como as organizações usam múltiplas fontes para coletar dados, é crucial garantir que os dados estejam acessíveis e seguros.


A tecnologia de armazenamento melhorou com o tempo, e a capacidade de coletar dados e transmiti-los está aumentando graças aos dispositivos móveis, aplicativos e internet. O armazenamento de dados inteligente, portanto, se refere às maneiras seguras e eficientes de reter informações na mídia física, de forma a otimizar o desempenho e permitir que os dados sejam recuperados rapidamente quando necessário.


Isso permite que você tome melhores decisões de negócios, ajudando a expandir a empresa. Dependendo do tipo de dados armazenados, você pode usá-los para melhorar o desenvolvimento de produtos, a experiência do cliente e criar um ambiente de trabalho mais satisfatório para os funcionários.


Métodos adequados de armazenamento de dados oferecem os meios para acessar e gerenciar dados facilmente. As empresas também precisam levar em consideração que os dados devem ser protegidos contra invasores. Além disso, a solução de armazenamento de dados que você adota para o seu modelo de negócios precisa se alinhar aos recursos de rede e aos seus objetivos de negócios.


2. Conheça os principais tipos de armazenamento


Existem alguns tipos principais de armazenamento adotados por empresas no mundo dos negócios, e cada solução tem seus prós e contras. Conhecê-los é fundamental para garantir o melhor uso na sua empresa. Veja quais são elas:


Armazenamento local


Uma das maneiras mais tradicionais de armazenar dados é a solução de armazenamento local. Como algumas empresas desejam controle total sobre o armazenamento de dados, a solução local se tornou o melhor método para aquelas que se preocupam com segurança e controle de dados.


No entanto, as empresas que decidem gerenciar e possuir os próprios servidores também precisam considerar os altos custos de ter uma solução local para armazenamento de dados.


O aspecto que define as soluções locais para armazenamento de dados é que a empresa assume total responsabilidade pela construção e supervisão da infraestrutura de TI que os armazena. Normalmente, os servidores estão localizados em uma sala de dados dedicada ou em um data center privado.


Armazenamento na nuvem


O armazenamento em nuvem é uma solução muito mais flexível. Ele elimina a necessidade de comprar seu hardware, transferindo todos os seus dados para um provedor de nuvem. Você pode acessar facilmente mais recursos de computação ou armazenamento para atender às suas necessidades crescentes usando a internet. Além disso, o armazenamento em nuvem é um excelente recurso para empresas que optam por políticas de trabalho remoto.


As desvantagens das soluções de armazenamento em nuvem estão fortemente relacionadas à natureza aberta do ambiente. As nuvens públicas levam a segurança muito a sério; no entanto, o usuário tem menos controle sobre as medidas de proteção.


Ainda assim, as empresas que exigem um nível mais alto de segurança enquanto mantêm a natureza virtual de sua solução podem optar por uma infraestrutura virtualizada com implantações de nuvem privada.


Armazenamento híbrido


O armazenamento híbrido combina ambientes de nuvem pública e privada. Com a solução híbrida, as empresas podem decidir em qual nuvem guardar os dados. Algumas usam nuvens híbridas para melhorar suas redes de armazenamento interno com armazenamento em nuvem pública.


O armazenamento híbrido também pode se referir às empresas que utilizam tanto servidores privados quanto na nuvem para cuidar dos seus dados, utilizando os primeiros para informações mais sensíveis e o segundo para aqueles dados que precisam fluir livremente entre os profissionais da empresa.


3. Escolha o tipo de dispositivo de armazenamento


O mercado oferece vários dispositivos de armazenamento. Cada máquina tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto, aqui estão alguns dos dispositivos, juntamente com os respectivos prós e os contras.


Unidades de disco rígido (HDD)


Provavelmente, um dos dispositivos de armazenamento mais difundidos disponíveis no mercado é o disco rígido. O HDD armazena dados em um disco óptico e circular, e os dados são lidos e gravados usando um braço sensor. As unidades de disco rígido, geralmente, oferecem melhor desempenho, mas a rotação do disco limita a velocidade.


A maioria dos HDDs oferece 7.000 rotações por minuto, e alguns dos mais caros podem chegar a até 15.000 RPMs. A vida útil do HDD varia entre 3-5 anos, mas eles são mais baratos quando comparados a outras unidades.


Unidades de estado sólido (SSD)


Os SSDs são diferentes do HDD porque não possuem peças móveis. Essas unidades usam memória flash NAND para armazenar dados e são cerca de 5 a 10 vezes mais rápidas que os HDDs. Com uma vida útil mais longa em comparação com o HDD, eles representam um dos dispositivos de armazenamento mais eficientes.


As desvantagens dos SSDs têm a ver com o fato de eles serem mais caros em comparação com os HDDs, e cada bloco de memória pode armazenar dados limitados, os tornando não confiáveis ​​para o armazenamento de dados de backup.


Unidades de fita


As unidades de fita são consideradas uma solução de baixa tecnologia, e é uma das formas mais antigas de armazenamento de dados que as organizações exploram há décadas para armazenar grandes volumes de dados.


As unidades de fita modernas ainda são usadas para armazenar dados de arquivamento que não precisam ser acessados ​​rapidamente. Além disso, elas são conhecidas por durar trinta anos ou mais e exigem pouca manutenção, o que as torna o dispositivo de armazenamento perfeito para soluções de backup.


Com esses métodos de armazenamento de dados à sua disposição, você pode escolher o que melhor se adapta às necessidades de armazenamento de sua empresa. Você também pode combinar várias soluções de armazenamento para criar uma implantação híbrida que oferece o melhor dos mundos.


Seja qual for sua escolha, podemos ajudá-lo com sua implantação! Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!


Sobre a AR IT


A AR IT nasceu como uma Startup e desde sua fundação está enraizada em sua equipe, o conceito de levar a excelência como legado, cooperando com seus clientes, dando suporte desde o início, entrega e pós-venda de seus projetos, provendo todas as ferramentas necessárias para o total sucesso e plena satisfação.


Nestes anos, a AR IT vêm se dedicando a firmar parcerias com os mais reconhecidos fabricantes, a fim de contemplar um amplo leque de produtos, de modo a suprir toda e qualquer demanda corporativa de tecnologia.

1 visualização0 comentário