Buscar
  • advancedreseller

Como reduzir e gerenciar os custos da nuvem em 2021



As empresas de todos os tipos de negócios tendem cada vez mais a considerar as oportunidades de nuvem como uma forma de economizar orçamento, fornecer serviços ainda mais flexíveis e de alta qualidade e virtualizar os negócios em geral.


Além de tudo isso, as infraestruturas digitais baseadas em nuvem são altamente seguras e acessíveis de qualquer ponto em que você estiver.


Muitas organizações colhem os benefícios de hospedar cargas de trabalho na nuvem, mas esse modelo de infraestrutura não é sustentável se você não consegue manter suas contas de nuvem sob controle. Como COVID-19 continua a afetar os negócios, as empresas precisam reavaliar seus gastos, incluindo taxas de serviços de nuvem.


De fato, nos últimos anos, a questão do gerenciamento adequado de gastos em nuvem é de especial relevância para a maioria dos usuários. As equipes de TI devem ser capazes de otimizar totalmente as despesas em sistemas locais, em nuvem e SaaS para economizar recursos.


Monitorar e prever gastos


Despesas de computação em nuvem estão entre os artigos orçamentários mais significativos para muitas empresas lá fora. O fato é que é difícil prever o custo final do aluguel do servidor antes que a arquitetura da nuvem seja estabelecida.


O orçamento neste assunto pode oscilar. O monitoramento constante e sistemático de todos os processos de provedor, servidor e aplicativo permite estar preparado para momentos críticos de sobrecarga.


Assim, você consegue localizar convenientemente os aspectos que requerem otimização e monitoramento constante adicional, que incluem:

  • Despesas de equipe

Todos os recursos obsoletos e de baixa significância devem ser rastreados e excluídos.

  • Despesas por perfil

Os administradores podem usar um controle de despesas para definir um orçamento para cada perfil e sempre estabelecer orçamentos realistas.

  • Regionalismo

A tendência geral de prestação de serviços por região pode chegar a 60%. Adaptando a demanda e qualidade dos serviços prestados com seus custos finais.

  • Limpeza de recursos e horários de trabalho

O emprego eficiente dos recursos que você já possui e administra permitirá que você diminua as despesas com a implementação dos novos recursos.

  • Cloud Audit Logs

Permite a manutenção eficiente das trilhas de auditoria do Google Cloud para aumentar a segurança geral do sistema, entre tudo o mais.


Como reduzir os custos da nuvem


Entre as principais ferramentas de gerenciamento de custos de nuvem na empresa, deve-se ter conhecimento do manuseio interno de recursos e otimização de poderes. Existem três maneiras principais de economizar despesas com nuvem: instâncias, armazenamento de dados e automatizar processos.


Instâncias


As máquinas ou instâncias virtuais são mais caras, ocupando 55% das despesas totais. Portanto, o gerenciamento eficiente de custos de nuvem deve começar exatamente com eles, passo a passo, da seguinte forma:

  • Recursos excessivos

Mais de 40% das instâncias são de duas a três vezes maiores do que o necessário para a carga de trabalho. O aumento da eficiência permite reduzir em até 30% os gastos com máquina virtual e mais de 15% nos custos com nuvem.

  • Tempo de inatividade

Muitos recursos operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo que sejam usados ​​apenas em dias úteis. Scripts que ativam serviços em nuvem no modo de jornada de 12 horas e semana de cinco dias permitem a redução de mais de 60% dos gastos na matéria. Se você desabilitar os recursos em tempo hábil ao terminar trechos de projetos baseados em tempo (apresentações, demonstrações, etc.), você obtém mais uma ferramenta de otimização de despesas.

  • Preço alto

De acordo com o tipo de instância selecionado, você pode alternar as regiões para salvar. Para AWS nos EUA, por exemplo, o sul da Califórnia é mais caro do que Oregon, enquanto para o Azure, os preços variam para várias famílias de máquinas virtuais localizadas na costa leste.

  • Atualizações

Os fornecedores oferecem novos tipos de instâncias mais produtivas e econômicas do que as existentes. A implementação de opções progressivas permite economizar até 5% nas despesas com nuvem.


Empregando descontos de fornecedores, você obtém outra grande capacidade de reduzir despesas com nuvem. As condições e tamanhos de sua representação podem ser diferentes, mas os princípios de atribuição são bastante semelhantes.


Armazenamento de dados


À medida que o armazenamento aumenta, também aumentam os custos de manutenção, que podem chegar com o tempo até 25% das despesas de armazenamento em nuvem. Existem alguns métodos principais para otimizar despesas relacionadas a dados.

  • Unidades não anexadas

As unidades conectadas a uma máquina virtual geralmente permanecem no lugar mesmo depois que a máquina é excluída. À medida que se acumulam, os dados anexados às instâncias começam a ocupar um volume significativo de armazenamento e precisam ser detectados e removidos manualmente por um administrador.

  • Instantâneos antigos

Cópias imediatas frequentemente não são removidas. É eficiente excluir tais elementos após o término dos termos de armazenamento necessários estabelecidos por uma empresa.

  • Opções caras

Usuários inexperientes muitas vezes podem selecionar opções caras de reserva, frequência de operação e unidade, como SSD e HDD, sem a capacidade de usá-las ao máximo.


Automatizar processos


Uma das principais ferramentas de otimização de custos da nuvem a ser destacada também é a automação que ajuda a aumentar drasticamente a eficiência do gerenciamento de finanças, segurança e operações. Tarefas pequenas e recorrentes definitivamente devem ser automatizadas. Nesse aspecto, preste atenção, principalmente, a:

  • Segurança

Um estabelecimento pode otimizar as verificações de segurança para identificar e notificar sobre ameaças potenciais e existentes;

  • Cópia de reserva

Permite esquecer os problemas de dados armazenados na nuvem;

  • Ajustes de nuvem

Configuração de elementos necessários para o lançamento de tarefas automatizadas, combinação de vários processos em um só.


Com as ferramentas necessárias, um operador de data center é capaz de gerenciar milhares de máquinas virtuais. Tal abordagem permite não apenas a otimização eficiente do custo da nuvem, mas também aumenta a flexibilidade dos negócios e diminui a influência do fator humano nos resultados finais.


A solução pontual de problemas no gerenciamento de despesas em nuvem é, infelizmente, de baixa eficiência. As empresas tendem a escolher a terceirização para contratar especialistas que oferecem uma abordagem complexa para minimizar despesas: análise e subsequente implementação da melhor solução de otimização de infraestrutura de projeto com suporte adicional.


Sobre a AR IT


A AR IT nasceu como uma Startup e desde sua fundação está enraizada em sua equipe, o conceito de levar a excelência como legado, cooperando com seus clientes, dando suporte desde o início, entrega e pós-venda de seus projetos, provendo todas ferramentas necessárias para o total sucesso e plena satisfação.


Nestes anos, a AR IT vêm se dedicando a firmar parcerias com os mais reconhecidos fabricantes, a fim de contemplar um amplo leque de produtos, de modo a suprir toda e qualquer demanda corporativa de tecnologia.


32 visualizações0 comentário