Buscar
  • advancedreseller

Hiperconvergência pós crise global: Checklist da infraestrutura de TI no retorno ao novo “normal”



Os funcionários estão retornando gradualmente ao escritório para trabalhar, mesmo que seja apenas de forma limitada.


Como as organizações devem se preparar para o dia em que a vida vai, eventualmente, voltar ao normal, é importante para os profissionais de TI considerar como a transição pode afetar a sua infraestrutura de TI e o que podem fazer para se preparar, assim como a pandemia COVID-19 continuar.


Em resposta à pandemia de coronavírus, alguns departamentos de TI fecharam ou reduziram muito a carga de trabalho de seus sistemas hiperconvergentes devido à falta de uso e para conservar recursos.


Enquanto isso, muitos outros trouxeram novos sistemas hiperconvergentes ou redirecionaram nós hiperconvergentes existentes para suportar o fardo do suporte aos novos requisitos de trabalho em casa do ano passado.


Eles trouxeram novos sistemas hiperconvergentes para, por exemplo, servir como o principal suporte de data center para infraestruturas de desktops virtuais amplamente expandidas ou recentemente implementadas.


Independentemente da situação, é importante avaliar o estado de sua infraestrutura hiperconvergente e realizar uma série de tarefas de manutenção preventiva em preparação para o retorno dos funcionários ao local.


Você sabe qual será o impacto desse retorno ao escritório em seus sistemas de TI?


Uma maneira de descobrir e se preparar melhor é seguir as etapas descritas aqui nesta lista de verificação, visando o retorno eficiente ao trabalho em uma infraestrutura hiperconvergente.


Etapa 1. Verifique se há erros de hardware


A primeira coisa que você deve fazer, especialmente se um sistema hiperconvergente não for usado por um tempo, é executar uma verificação de integridade do hardware. Certifique-se de que o sistema não esteja produzindo nenhum alerta relacionado a hardware com falha ou falhas de hardware iminentes.


Etapa 2. Verificar a integridade do armazenamento


Como parte da avaliação da integridade do hardware de uma plataforma HCI, verifique se o armazenamento do sistema está funcionando corretamente. Especificamente, você deve procurar itens como matrizes RAID que já sofreram uma falha de disco ou conjuntos de espelhos que não estão sincronizados.


Etapa 3. Verificar a utilização de armazenamento


Também é importante verificar o armazenamento de sua infraestrutura hiperconvergente como parte de sua lista de verificação de retorno ao trabalho pós pandemia. Isso ajudará a garantir que nenhum dos seus volumes esteja ficando sem espaço. Certifique-se de verificar os volumes do sistema e os volumes dedicados a aplicativos, dados ou máquinas virtuais.


Além disso, ao verificar a utilização de armazenamento, se você não teve a oportunidade de monitorar a utilização de armazenamento por um tempo, seria uma boa ideia verificar se a taxa de consumo ainda corresponde com suas estimativas de planejamento de capacidade pré-pandemia.


Um sistema hiperconvergente que teve pouco uso por alguns meses ou mais provavelmente mostrará uma taxa de consumo de armazenamento bem abaixo da estimativa inicial.


Para alguns sistemas, entretanto, o fato de que quase tudo está sendo feito online agora (ao invés de presencialmente) pode resultar em um consumo de armazenamento muito maior. De qualquer forma, descubra com que rapidez o armazenamento disponível está sendo consumido.


Etapa 4. Gerenciamento de patches


Outra tarefa importante na inspeção HCI é verificar se os nós hiperconvergentes têm os patches apropriados instalados.


Isso obviamente se refere aos patches do sistema operacional, mas há algumas outras coisas a serem verificadas. Por exemplo, certifique-se de que seus nós HCI tenham os drivers de hardware mais recentes instalados.


Se seu fornecedor de HCI lançou novas atualizações de firmware, aplique-as também (para hardware de computação e armazenamento).


Etapa 5. Atualizações de software


Avaliar a integridade de uma plataforma de hiperconvergência também significa confirmar se você instalou as versões mais recentes de qualquer software de integridade ou gerenciamento em execução na plataforma.


Isso inclui coisas como software de monitoramento nativo, agentes de monitoramento, software antivírus, agentes de backup e qualquer software de segurança que você execute nos nós HCI.


Etapa 6. Realize uma auditoria de segurança


Reserve um tempo para avaliar a segurança da plataforma. Analise os logs de eventos para procurar itens como criações de contas, tentativas de login (especialmente em contas privilegiadas) ou alterações de configuração não autorizadas.


Etapa 7. Faça um teste de estresse


Se uma plataforma de infraestrutura hiperconvergente estiver ociosa (ou desligada) por um longo tempo, seria uma boa ideia realizar um teste de estresse de hardware apenas para garantir que o hardware esteja pronto para retornar ao serviço ativo.


Um teste de estresse envolve o uso de uma ferramenta para sujeitar seu hardware hiperconvergente a uma carga pesada. Isso validará se o hardware funciona conforme o esperado.


Embora seja raro que componentes principais falhem como resultado de inatividade, os ventiladores, por exemplo, às vezes param de funcionar. Como tal, é uma boa ideia monitorar os servidores durante o teste de estresse para garantir que eles não superaquecem.


A importância de verificar a infraestrutura hiperconvergente


Para infraestrutura hiperconvergente (HCI) executando cargas de trabalho de missão crítica, o impacto no desempenho pode ser insignificante, supondo que esses sistemas continuassem a operar na capacidade normal enquanto os funcionários trabalhavam remotamente.


No entanto, esses sistemas hiperconvergentes podem ter sofrido negligência devido a ter uma equipe mínima de TI no local para mantê-los por um período de tempo prolongado. Outras plataformas HCI, como aquelas usadas em escritórios remotos ou DevOps / ambientes de teste, podem ter ficado sem uso por vários meses.


Sobre a AR IT


A AR IT nasceu como uma Startup e desde sua fundação está enraizada em sua equipe, o conceito de levar a excelência como legado, cooperando com seus clientes, dando suporte desde o início, entrega e pós-venda de seus projetos, provendo todas ferramentas necessárias para o total sucesso e plena satisfação.


Nestes anos, a AR IT vêm se dedicando a firmar parcerias com os mais reconhecidos fabricantes, a fim de contemplar um amplo leque de produtos, de modo a suprir toda e qualquer demanda corporativa de tecnologia.

27 visualizações0 comentário
LINKS
CONTATO

contato@arit.com.br

Tel: (11) 2319-9898

Rua do Grito, 387 - Conj. 132 , 133 e 134

CEP: 04217-000
Ipiranga - SP

REDES SOCIAIS
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 por Jackeline Chum Marketing Digital AR IT.