Buscar
  • advancedreseller

O armazenamento inteligente ajuda às equipes de DevOps ter o ambiente de que precisam



As organizações de hoje exigem armazenamento confiável em todas as fases do processo de entrega de aplicativos.


Aqueles que participam desse processo, desenvolvedores, testadores e profissionais de operações, precisam de uma estrutura de armazenagem que forneça o desempenho e a capacidade necessários para permanecer produtivo, enquanto minimiza a sobrecarga administrativa e os atrasos no provisionamento de repositórios que podem afastá-los de suas tarefas principais.


Duas tecnologias importantes emergiram que podem beneficiar significativamente o processo de entrega de aplicativos: armazenamento em nuvem e armazenamento inteligente.


Embora funcionem de maneiras diferentes, ambos podem ajudar a acelerar a entrega de aplicativos e facilitar o gerenciamento de dados necessários, para que os membros da equipe de DevOps possam se concentrar na construção e implantação de aplicativos de alta qualidade.


Provisionamento de armazenamento e desenvolvimento de aplicativos


Basicamente, as quatro fases do processo de entrega de aplicativos são: desenvolvimento, teste, implantação e produção. Em abordagens tradicionais para entrega de aplicativos, desenvolvedores, testadores e profissionais de operações têm funções distintas.


Com o surgimento do DevOps e o aumento da automação, as linhas entre as funções ficaram um pouco confusas. Até as próprias fases se tornaram menos distintas. Mesmo assim, uma constante remanescente é a necessidade de armazenamento robusto em cada etapa do caminho.


As equipes de entrega de aplicativos contam com repositórios para seu código de aplicativo, ferramentas, ambientes de teste, dados de construção e produção, imagens e quaisquer outros dados necessários para dar suporte ao processo de entrega.


Além disso, as equipes geralmente exigem várias cópias de dados, como bancos de dados de amostra duplicados. Eles também requerem repositórios de controle de origem que rastreiam versões e mudam históricos, e mantêm vários ramos de desenvolvimento.


Esses fatores não apenas contribuem para a quantidade de armazenamento necessária, mas também apontam para a importância do provisionamento de repositórios em cada estágio da operação.


O armazenamento inteligente libera as equipes de DevOps para poderem se concentrar na entrega de aplicativos


Muito parecido com a nuvem, o armazenamento inteligente libera as equipes de DevOps para poderem se concentrar na entrega de aplicativos, ajudando os usuários a gerenciar melhor os arrays, evitar e resolver a ocorrência de problemas depois que eles ocorreram e otimizar as configurações para oferecer melhor desempenho e economia de custos.


O armazenamento inteligente incorpora IA e aprendizado de máquina para analisar os dados coletados em infraestruturas de repositórios de dados e outros sistemas. A tecnologia depende dos recursos avançados de monitoramento integrados aos sistemas de armazenagem de dados para fornecer as métricas detalhadas necessárias para realizar a análise.


Dessa forma, a IA pode descobrir padrões e fazer previsões sobre possíveis problemas e sua resolução. À medida que mais dados são coletados, os algoritmos de IA tornam-se melhores nessas previsões.


Um sistema de armazenagem inteligente coleta dados de fontes relevantes em preparação para as análises. Muitos dos dados vêm dos próprios sistemas de repositórios, mas também podem vir de outros sistemas de data center, como servidores ou ambientes virtualizados.

Isso permite que o sistema de repositório inteligente determine a causa raiz de um problema, mesmo que esteja fora do próprio sistema de armazenagem de dados.


Quando os dados são preparados para análise, eles são limpos, transformados e organizados conforme as necessidades específicas do processo analítico. Uma parte dos dados é usada para treinar modelos de dados e melhorar os algoritmos preditivos. Isso permite que os algoritmos aprendam constantemente para chegar a melhores previsões.


É fácil ver como essa tecnologia pode beneficiar a equipe de entrega de aplicativos. Com o uso de repositórios inteligente de dados, a equipe de TI enfrenta menos problemas e gastam menos tempo resolvendo quaisquer desafios que ocorram, resultando em mais tempo focado na entrega de aplicativos.


A capacidade de otimizar sistemas torna o processo de entrega de aplicativos mais suave e mais eficiente, fornecendo melhor desempenho para todas as operações relacionadas a dados.


Armazenamento de dados hoje


Os esforços atuais de desenvolvimento de aplicativos exigem repositórios de dados tão flexível quanto os próprios processos de desenvolvimento. Um sistema de armazenagem deve ajudar a acelerar a entrega do aplicativo, e não o sobrecarregar de forma alguma.


Os serviços de armazenamento em nuvem oferecem agilidade, gerenciamento simplificado, integração baseada em padrões e redundância de dados. Além disso, o repositório de dados inteligente pode simplificar o gerenciamento, evitando e resolvendo problemas e otimizando os sistemas de armazenagem de dados.


Todos esses fatores podem ajudar a liberar as equipes de entrega de aplicativos para se concentrarem no que deveriam estar fazendo: entregar aplicativos. Um armazenamento que faça menos do que isso pode sobrecarregar todo o processo de entrega do aplicativo.


Sobre a AR IT


A AR IT nasceu como uma Startup e desde sua fundação está enraizada em sua equipe, o conceito de levar a excelência como legado, cooperando com seus clientes, dando suporte desde o início, entrega e pós-venda de seus projetos, provendo todas as ferramentas necessárias para o total sucesso e plena satisfação.

Nestes anos, a AR IT vêm se dedicando a firmar parcerias com os mais reconhecidos fabricantes, a fim de contemplar um amplo leque de produtos, de modo a suprir toda e qualquer demanda corporativa de tecnologia.

33 visualizações0 comentário