Buscar
  • advancedreseller

O papel do DevOps no desafio da Transformação Digital



DevOps é uma ótima maneira de acompanhar a crescente demanda dos clientes por avanços de alta qualidade e mais recentes em seus softwares. Na verdade, uma pesquisa conduzida pelo UpGuard, startup australiana de cibersegurança, em 2019 mostrou que 63% das empresas conseguiram lançar novos produtos e serviços com mais frequência após a adoção do DevOps.


Não é nenhum segredo que o DevOps desempenha um papel vital na transformação digital, desde o reconhecimento de projetos até a abertura de novos fluxos de receita. Os especialistas dizem que é um desafio ter um sem o outro.


De fato, o DevOps ajuda as organizações a alcançarem a transformação digital mudando a mentalidade social do mercado, eliminando silos prejudiciais e abrindo caminho para inovação contínua e experimentação ágil.


Todos esses fatores ajudam as organizações a satisfazer as necessidades dos consumidores em evolução e a “autodirecionar” para melhores respostas visando alcançar a transformação digital.


Como o DevOps promove a transformação digital


Acredita-se que a cultura corporativa é a razão pela qual várias grandes empresas não podem crescer ou se transformar. Eles estão muito concentrados nos métodos de como adotaram e operaram o software nos últimos 25 anos.


DevOps é uma mudança de mentalidade cultural que, finalmente, trata de fazer as coisas acontecerem para os negócios sem a burocracia, o governo, as reuniões do conselho e outros processos desnecessários.


DevOps combina pessoas, processos e tecnologia


Basicamente, o DevOps permite que as organizações entreguem novos produtos a seus clientes com mais rapidez, permitindo que eles cresçam e mudem a face digital dessas organizações. DevOps combina pessoas, processos e tecnologia: em que todos os três são organizados de acordo com os objetivos de negócios relacionados.


Além disso, o DevOps também evita o desperdício interno de pessoas e ferramentas por meio de um foco maior no que se deseja fazer em relação às inovações digitais. Isso libera mais recursos que estavam 'ocultos' ou 'desperdiçados' em prioridades mais baixas para que as empresas possam operar nos pontos mais essenciais e críticos.


Sem DevOps, as demandas do cliente não podem ser atendidas dentro dos prazos. Garantir a qualidade das liberações e automação do método de descarga não pode ser confirmada sem DevOps, e estimar a mudança de software seria decididamente mais trabalhoso.


Práticas que fazem as organizações melhorarem


Parte da responsabilidade do DevOps na transformação digital é estimular as organizações a compreender os modelos e sistemas que devem aumentar seu desempenho no aspecto da divisão digital, aumentando assim sua posição competitiva.


Mudar de uma empresa tradicional hierárquica, de comando e poder para uma organização pronta para o digital, onde o poder é distribuído, a autonomia e a ordem são iguais e todos têm permissão para contribuir, precisa de uma severa mudança de comportamento.


O caminho DevOps nos ajuda a explicar por que otimizar a jornada do conceito à implantação não é realmente sobre a criação de um pipeline e, de maneira importante, nos fornece as estruturas e padrões para trabalhar por meio de um aspecto cultural também.


DevOps incentiva as empresas a se auto-orientar em direção a melhores soluções


O DevOps torna a base de TI da empresa mais testável, flexível, visível, dinâmica e sob demanda. Isso melhora a transformação digital, permitindo mudanças mais seguras e dinâmicas na infraestrutura de TI, o que permite mudanças mais positivas e ativas nos aplicativos e serviços de software.


Isso também afeta as equipes de operações, melhorando vários aspectos e setores para maximizar a produtividade.


O papel do DevOps na transformação digital é garantir que todas as modificações para desenvolver e implantar sistemas e infraestrutura de TI sejam feitas a partir do código no controle de versão, eliminando a incerteza da configuração manual e permitindo a rastreabilidade até o controle de versão.


Mudanças contínuas e regulares direcionam as empresas a transformação digital


Como vemos na maioria das transformações digitais abrangentes, elas são movidas por vários elementos, como o desejo de permitir que o negócio adquira, repita e se mova mais rapidamente. Eles procuram abraçar a nuvem e melhorar suas arquiteturas com programas como microsserviços.


Elas procuram dar objetivos mais amplos ao usuário e alcançar uma escala mais abrangente. Se você não tem um método, cultura e sistema que permite que você introduza mudanças de forma contínua e segura.


Isso é o que o DevOps pode fazer de melhor, em comparação com outras técnicas. Há muita complexidade associada à nuvem e aos microsserviços operacionais. Se você não tem uma ordem poderosa ou compartilhada no desenvolvimento e nas operações, suas chances de sucesso são mínimas.


Os princípios e a prática do DevOps são o combustível para permitir esses tipos de transformações para a maioria das organizações.


Como as comunicações do cliente e os comandos deles são frequentemente ativados digitalmente, os principais facilitadores do benefício agressivo tornam-se:


  • A experiência da empresa em ler / interpretar feedback de interações digitais rapidamente.

  • A capacidade de produzir mudanças com base nesse feedback para aprimorar o produto / serviço.

  • O ritmo em que o mercado pode, sem dúvida, atingir esses pensamentos e apresentá-los ao mercado para começar a ler novamente.


Essencialmente, o DevOps permite os três itens acima, o que ajuda na transformação digital. Freqüentemente, isso ocorre em aberturas em grandes empresas, de modo que a capacidade de realmente mudar depende da capacidade de escala.


Sobre a AR IT


A AR IT nasceu como uma Startup e desde sua fundação está enraizada em sua equipe, o conceito de levar a excelência como legado, cooperando com seus clientes, dando suporte desde o início, entrega e pós-venda de seus projetos, provendo todas ferramentas necessárias para o total sucesso e plena satisfação.


Nestes anos, a AR IT vêm se dedicando a firmar parcerias com os mais reconhecidos fabricantes, a fim de contemplar um amplo leque de produtos, de modo a suprir toda e qualquer demanda corporativa de tecnologia.


11 visualizações0 comentário