Buscar
  • advancedreseller

Quais os benefícios ao investirem servidor em rack?

Atualizado: 31 de jan.





Servidores em rack não são nenhuma novidade. Porém, muitos gestores de TI ainda desconhecem seus benefícios e como o investimento nessa abordagem impacta no desempenho de toda a empresa.


De fato, os componentes mais importantes da maioria das infraestruturas de TI são os servidores. Eles permitem aos usuários criar, compartilhar e acessar dados por meio de sistemas em rede.


No entanto, são os racks dos servidores que protegem o seu investimento em tecnologia e apoiam o funcionamento adequado e a otimização dos seus servidores. Saiba mais a seguir!


O que é um servidor em rack?


Como o nome sugere, um servidor em rack nada mais é do que um computador projetado para ser colocado em uma estrutura retangular, chamada rack de servidor.

Em geral, existem três tipos de racks:


· Abertos: possuem formato de torre e, por serem abertos, facilitam a identificação e o cabeamento.

· Fechados: similar aos racks abertos, esse tipo oferece maior segurança, visto que conta com portas que podem ser trancadas. Alguns modelos ainda contam com sistema de ventilação interna, o que ajuda a melhorar o desempenho e vida útil do equipamento.

· De parede: similar aos fechados, porém em tamanho compacto, são normalmente unitários, ou seja, comportam apenas um servidor.


Quais os benefícios de investir em servidor em rack?


Conheça alguns dos principais benefícios que sua empresa pode obter ao investir em servidor em rack.


Otimização do desempenho

Se você deseja ter um bom desempenho do servidor, deve fornecer fluxo de ar adequado. Caso contrário, você corre o risco de superaquecer os equipamentos e, assim, comprometer o seu funcionamento.


Os servidores em rack de qualidade, nesse sentido, contam com grande vantagem, visto que o emprego das estruturas metálicas é ideal para manter os equipamentos com espaçamento uniforme, sem criar obstruções ao fluxo de ar.


Além disso, como já destacado, alguns modelos fechados e de parede ainda possuem sistema de refrigeração integrado, reduzindo ainda mais a probabilidade de superaquecimento.


Melhora da organização

A utilização de servidor em rack favorece à organização tanto dos cabos, quanto dos equipamentos, além de permitir um sistema de identificação mais eficaz. Isso ajuda as equipes de TI a serem mais ágeis e produtivas.


Seja para rastrear um problema ou atualizar um equipamento existente, quando seus servidores são facilmente acessíveis, você economiza tempo e aborrecimento.


Além disso, todos os fios, cabos e outros conectores organizados e juntos tornam a manutenção e a solução de problemas muito mais eficientes.


Redução de interrupções

Mecanicamente, os servidores em rack podem deslizar para dentro e para fora das estruturas metálicas com facilidade.


Esse recurso é útil, permitindo que administradores de sistemas, técnicos e operadores diagnostiquem problemas e efetuem reparos utilizando técnicas de hot swap, sem necessidade de desligar os servidores.


Essa possibilidade é vital para programas e aplicativos de missão crítica, nos quais os períodos de inatividade podem resultar em grandes perdas financeiras.


Aumento de segurança


Como já mencionado, a utilização de servidor em rack ajuda a evitar o superaquecimento, auxiliando, assim, a reduzir os riscos de danificação do equipamento.


Além disso, os modelos de rack fechado e de parede contam com mecanismos de travamento. Dessa forma, é possível prevenir o acesso de usuários indevidos aos servidores.


Maior escalabilidade

Ao investir na estratégia de servidor em rack, sua empresa passa a ter ganhos significativos em escalabilidade, visto que a estrutura metálica permite que novos equipamentos sejam adicionados.


Acesso à tecnologia de ponta

Ao optar por servidor em rack, você pode ter certeza de que terá à disposição uma série de equipamentos modernos e que oferecem os recursos que sua empresa precisa para inovar, adaptar e expandir.


Vale citar como exemplo os servidores em rack PowerEdge, projetados para oferecer segurança avançada e desempenho excepcional. Com eles, você consegue atender às cargas de trabalho mais desafiadoras de forma eficaz e inovadora.


Os servidores em rack PowerEdge ainda oferecem computação adaptável, infraestrutura de computação autônoma e resiliência proativa.


Conclusão


Ao investir em servidor em rack, você passa a contar com uma infraestrutura de TI muito mais organizada e segura, o que permite maior agilidade na resolução de problemas, menos interrupções e melhor desempenho, dentre outros benefícios.


Ao optar por equipamentos de ponta, como a linha de servidores em rack PowerEdge, sua empresa ainda ganha em desempenho, autonomia e capacidade para inovar, adaptar e expandir.


Se você deseja saber mais sobre as vantagens de investir em servidor em rack, ou implementar uma solução sob medida para as necessidades do seu negócio, conte com a AR IT.


Temos parcerias com os principais e mais renomados fabricantes do mercado de TI, incluindo a Dell, que oferece a linha de servidores PowerEdge.

Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!


Sobre a AR IT


A AR IT nasceu como uma Startup e desde sua fundação está enraizada em sua equipe, o conceito de levar a excelência como legado, cooperando com seus clientes, dando suporte desde o início, entrega e pós-venda de seus projetos, provendo todas as ferramentas necessárias para o total sucesso e plena satisfação.

Nestes anos, a AR IT vêm se dedicando a firmar parcerias com os mais reconhecidos fabricantes, a fim de contemplar um amplo leque de produtos, de modo a suprir toda e qualquer demanda corporativa de tecnologia.

46 visualizações0 comentário