SonicWall - O que é um Firewall UTM?

April 28, 2016

 

 

SONICWALL – O FIREWALL UTM DA DELL

 

O que é um Firewall UTM?

 

Basicamente um firewall UTM, funciona por um Hardware. É uma máquina completa que protege a sua empresa contra ataques de Hacker e vírus, além de diversas funções uteis.

 

Como funciona um Firewall UTM?

Vamos dar o exemplo da série TZ da Dell Security. O Sonicwall TZ 210 é um dos equipamentos mais poderosos dessa geração UTM. E uma combinação de Hardware e Software, assumindo uma forma parecida de roateador comum. Fisicamente ele é instalado depois do “portão de entrada” da rede, e damos à esta porta o nome genérico de Gateway. A saída do UTM você conecta na sua rede, sendo assim obrigatoriamente tudo que tem uma conexão para fora, passar pelo UTM.

 

E na prática, o que isso me beneficia?

 

E aí está o custo/benefício e praticidade do UTM. Softwares de segurança, sejam eles Firewalls, Antivírus, AntiSPAM, exigem gerenciamento constante, pois dependem de instalação e configuração em um servidor (geralmente, Windows). A proteção unificada do UTM tem várias vantagens sobre soluções unicamente baseadas em software:

 

  • Independência: O Sonicwall pela sua tecnologia, se torna independente de servidores, o que é excelente para uma empresa, pois economiza algo muito precioso: O tempo.

  • Velocidade: O Sonicwall não compromete a velocidade da sua internet. Pelo contrário. Ele faz um balanceamento de link e inspeciona tudo que pode retardar o tráfego da sua internet.

  • Tranquilidade: como o UTM cuida de todos os aspectos de segurança da sua rede, e ainda por cima, faz as atualizações automáticas necessárias, a sua preocupação com segurança tende a zero, ao adotar uma solução destas (Assim como no caso das soluções de software, é necessário renovar as licenças a cada 12 meses para continuar tendo direito às atualizações);

  • E por fim, temos a versatilidade destes equipamentos: UTM´s podem também servir VPN´s, agir como roteadores completos, enfim… Existem modelos de simples a complexos para todos os orçamentos e necessidades de carga e desempenho.

 

O UTM da SonicWALL possibilita o acesso de dispositivos remotos às redes das organizações sem comprometer o nível de segurança. O UTM possui funcionalidades de concentrador VPN site-to-site e client-to-site, além de ser compatível com produtos de outros fabricantes que também utilizam o protocolo IPSec. Na situação de Client-to-Site é necessária a utilização de um client (aplicativo) na estação do usuário para que seja possível fechar o túnel criptografado.

 

O UTM permite integração com Active Directory, autenticação com o Windows transparente ao usuário, sem necessidades de configuração de clientes.

 

No site da AR IT, existe uma página apenas do SonicWall, explicando como funciona: http://www.arit.com.br/#!dell-sonicwall/acte1

 

contato@arit.com.br

(11) 2574 - 7050

 

Please reload

Destaques

Número de ataques cibernéticos dobra no Brasil em 1 ano

January 31, 2019

1/4
Please reload

Recente
Please reload

Arquivo